segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mad Men e sua season finale cheia de surpresas

Posso até estar atrasada, já que a temporada acabou em junho (beeeem atrasada), mas ontem terminei de assistir a 6ª temporada de Mad Men e, sinceramente, paciência se esse post deveria ter sido publicado seis meses atrás, eu apenas não poderia deixar de escrever sobre o final de temporada mais surpreende de todos os tempos.

Se você já assistiu todas as temporadas de Mad Men, vá fundo (tamo junto), senão, fique sabendo que o texto abaixo tá recheado de spoilers.

Falando sério, já assisti muitas e muitas séries nesta vida e nenhuma me deixou tão louca com um final de temporada como esse. Eu terminei bem depois do que quem estava acompanhando a série conforme ela ia ao ar e sinto que vou explodir de ansiedade esperando a próxima temporada.

Ok, vamos lá ao motivo do meu desespero. Quem assisti Mad Men sabe que a Sterling Cooper já sofreu grandes transformações, mas nenhuma como a que ocorreu com a fusão da agência principal da série com a Cutler Gleason and Chaough. Pensar em Don Draper se unindo a Ted Chaough era algo inadmissível. Mas, aconteceu, o que já soma pontos à season.

Levando em consideração que não estou aqui pra falar da temporada (que, sim, foi incrível), vamos focar no último episódio e a minha surpresa inexplicável com o afastamento de Don. É verdade, desde o início da temporada, o poderoso diretor de criação estava perdido em sua própria vida, ele bebia o dia todo (muito mais que nas temporadas passadas), se viu dominado pelo relacionamento com Sylvia - sua vizinha e amante -, ausente da relação com os filhos, distante e desapaixonado por Megan e, por tudo isso, começou a colocar em risco diversas contas e clientes da agência.


Don vinha dispensando clientes sem consultar nenhuma outra parte da SC&P, não discursava mais com tanto talento e nem colocava à mesa de reunião seus dotes de publicitário para as marcas que procuravam a agência. Tudo isso era claro para quem assistiu à temporada. Mas, daí a dispensar Don Draper? Isso sim era algo inimaginável! Eu, pelo menos, nunca pensei que os sócios teriam coragem de colocar em licença o diretor de criação mais bajulado, idolatrado e poderoso da Madson Avenue. Justamente por esse final mais do que surpreendente, não consigo nem palpitar sobre o que virá na próxima temporada, que estreia em março de 2014. Só sei que acho mesmo que Don voltará um homem completamente diferente (resta saber se para o bem ou para o mal).

Agora sobre a minha decepção final: Ted Chaough. Sempre gostei do Ted, desde quando ele aparecia apenas esporadicamente para reviver as desavenças e disputas com Don. Mas, sempre tive ele como um cara legal e continuei vendo dessa forma; até o último episódio desta 6ª temporada.

Ted e Peggy sempre tiveram uma faísca entre eles e tudo resolveu se desenrolar nos últimos episódios. O novo diretor de criação da SC&P resolveu se declarar para a redatora e corresponder ao amor dela. Tudo lindo e agradando os espectadores. Até que Ted passou a noite com Peggy prometendo um futuro lindo e todo aquele blábláblá - nada que viesse de cobrança dela. Mas só depois de ir pra casa disposta a divorciar-se da esposa que ele percebeu que não era capaz de encarar a realidade de uma separação e as consequências dela para seus filhos.


A decepção? Ted decidir mudar-se para a Calofórnia, e tocar a nova filiar da SC&P, e fugir do romance com Peggy. Isso vai resolver o problema entre eles? Provavelmente não e é isso que eu espero ver o desenrolar na temporada que vem por aí.

Aí você me pergunta: você não vai falar nada sobre a promoção da Peggy como nova diretora de criação? E eu respondo: o assunto Peggy Olsen eu prefiro deixar pra outro post. Apesar de ela sempre merecer o cargo por conta de seu talento, ainda não está inteiramente nele, já que Ted vai supervisionar seu trabalho da Califórnia, o que serve pra mostrar o papel e a posição das mulheres naquela época. Isso dá tanto o que falar e a série retrata tão bem, que acaba sendo assunto pra um post exclusivo.


Vou usar esse finzinho de post para falar sobre uma ótima surpresa desta season: o aparecimento de Sally Draper. A filha de Don vinha se mostrando mais e mais presente na série a cada temporada, mas na 6ª ela realmente veio pra ficar. A garota afundou o resto de dignidade que havia em Don depois de pegar o pai na cama com Sylvia e teve ótimas cenas e atuações.


Agora só nos resta aguardar (mais do que ansiosamente) a vinda da 7ª temporada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário